Mini Guia: Como inovar e aumentar vendas online

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Aumentar vendas online em um contexto transformado pela Pandemia pode ser desafiador, mas, também é o segredo para continuar competitivo mesmo após a crise. 

Há 4 meses, você se imaginou vivendo da forma como estamos hoje? Muito provavelmente não.

Isso porque o contexto de isolamento social acelerou muitas mudanças na maneira como as pessoas buscam e consomem produtos e serviços. Por isso, para conseguir aumentar as vendas diante de um cenário tão desafiador, é preciso se atentar para o que o consumidor está demandando.

Neste artigo vamos debater as mudanças no cenário, e também te mostrar como inovar em seu negócio para aumentar as vendas. Confira a seguir!

Como inovar para aumentar as vendas 

A pesquisa Impactos da Pandemia no Comportamento de Consumo do Brasileiro, realizada pelo Instituto Locomotiva, identificou que 10% das pessoas não compravam pela internet e passaram a comprar durante a quarentena; 45% já compravam pela internet e passaram a comprar ainda mais nesse período.

Ou seja, é evidente que a demanda online está maior que nas lojas físicas, até mesmo por conta das medidas de isolamento necessárias.

Como este cenário fez com que muitas pessoas começassem a consumir online por necessidade, o que se espera é que isso passe a ser um processo natural para uma grande parcela de consumidores, mesmo com o fim das restrições em lojas físicas.

Portanto, esse é o primeiro ponto importante para os negócios que precisam aumentar vendas online: otimizar a experiência de seus clientes no ambiente digital. 

Saiba identificar demanda para aumentar vendas online

Para negócios do segmento alimentício como restaurantes, bares, padarias, etc., esse processo foi um pouco mais natural por conta da popularidade dos Apps de delivery.

Já para quem trabalha com produtos mais complexos, ou até mesmo para quem precisa vender serviços, digitalizar o negócio pode não ser uma tarefa tão simples assim.

Por isso, o primeiro passo para aumentar vendas online é identificar a forma como os consumidores buscam pelo que sua empresa tem a oferecer.

Por exemplo, se o seu negócio é uma escola de inglês, já pesquisou como as pessoas estão buscando pelo aprendizado de idiomas?

Uma dica interessante é fazer essa busca pelo Google Trends, uma ferramenta do Google que mostra os principais termos de buscas por período e região. Dessa forma, sua empresa consegue direcionar a oferta de acordo com a demanda.

Além disso, outros meios são válidos para pesquisa. As ‘hashtags’ do Instagram, Facebook e Linkedin, bem como os vídeos mais vistos do YouTube sobre o assunto também podem ser ótimos indicadores do que está sendo procurado.

Com isso, seu negócio dará o primeiro passo para produzir conteúdo de acordo com a demanda existente no meio digital.

Aliás, vamos falar melhor sobre isso no próximo tópico?

Entenda como é necessário inovar para aumentar as vendas

A inovação tem sido uma pauta amplamente ligada à sobrevivência dos negócios que se viram impossibilitados de operar fisicamente durante a pandemia.

Porém, muitas vezes quando se fala em inovação, o empreendedor automaticamente pensa em oferecer novos produtos ou serviços, mas, a inovação necessária nem sempre está nesse quesito.

Adequando essa questão ao exemplo da escola de inglês que já citamos, se você já possui um bom curso que proporciona uma formação de qualidade aos alunos, não é nisso que precisa inovar.

No contexto de transformações pelas quais estamos passando, a inovação necessária para sua escola talvez resida em como proporcionar uma experiência de aula que engaje os alunos mesmo à distância. Ou ainda em como produzir e direcionar conteúdos que atraiam novos alunos.

Por isso, independente do segmento de seu negócio, identificar a inovação necessária é um fator de sobrevivência fundamental para o momento em que vivemos.

Dessa forma, você não dispende energia em algo que não trará resultados. Muito provavelmente seu negócio não precisa começar do zero, mas, apenas ajustar a direção para atuar como um negócio digital.  

Antes de falarmos sobre tecnologia, queremos te indicar um conteúdo sobre isso: 7 ferramentas gratuitas para atender clientes online no home office.

Conte com a tecnologia para aumentar vendas online

Com as transformações aceleradas pelo período em isolamento social, muito já se fala em uma low touch economy, termo que em livre tradução pode ser entendido como “economia do pouco contato”.

Isso representa o movimento feito pelas empresas para que todos ou a maioria de seus processos passem a ser realizados de forma digital.

Empresas que nunca haviam cogitado a possibilidade de home office se viram forçadas a coordenar equipes inteiras de atendimento à distância. E a grande lição que tiramos de tudo isso é que sim, muitas coisas realmente podem funcionar no digital.

Nesse contexto, por menor que seja seu negócio, é preciso que esteja atento a essas transformações para que acompanhe os novos comportamentos do consumidor.

Ou seja, se antes sua empresa não pensava em vender e receber pagamentos online ou atendimento remoto, acredite, agora será necessário.

Por isso, pesquise por ferramentas que permitam que seu negócio não dependa apenas da loja física, do ponto de venda, da aula presencial.

Não tenha medo de se capacitar para aumentar vendas online

Estamos vivenciando um cenário novo para todos, por isso, não tenha medo de buscar conhecimento para inovar em seu negócio.

O Marketing Digital, por exemplo, é uma área que com certeza pode te ajudar muito como gestor de um negócio. Se aprofundar no assunto é uma ótima pedida. O mesmo acontece com a área de finanças, que pede inovação para que seus clientes realizem pagamentos online.

Portanto, se sua empresa precisa aumentar vendas online, nossa última dica é que não tenha medo de buscar capacitação sobre o cenário digital.

Por isso,  para você que chegou até aqui, temos uma indicação de conteúdo que vai te ajudar a tirar todas essas dicas do papel agora mesmo: Digitalize seu negócio: como se estruturar para vender online.

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