Pagamento Recorrente: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio

Compartilhe

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tudo o que você precisa saber sobre pagamento recorrente e as vantagens de utilizá-lo na sua empresa

Um dos formatos de pagamento que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos é o de pagamento recorrente. Os modelos de assinatura online, que já eram comuns no exterior e agora também viraram febre por aqui, contribuíram significativamente para esse aumento. 

Contudo, não é somente o ambiente de compras digitais que vem se beneficiando dessa prática. A cobrança recorrente também já está presente em alguns estabelecimentos físicos, como é o caso das academias, escolas de idiomas e clubes de lazer, por exemplo.

Uma justificativa para a utilização de tal método é a série de vantagens que ele traz tanto para quem compra, quanto para quem vende. Não importa se o seu empreendimento está atrelado a um produto ou serviço, a cobrança recorrente vem se mostrando eficaz em diversos tipos de negócio e certamente pode fazer parte do seu.

É por isso que preparamos um conteúdo completo para que você possa compreender melhor o que é o formato de pagamento recorrente e ainda descobrir como ele pode ser aplicado ao seu negócio. Confira!

Neste artigo você vai descobrir:

  • O que é pagamento recorrente?
  • Como funciona o pagamento recorrente?
  • Quais as vantagens de se utilizar o pagamento por recorrência?
  • Pagamento recorrente e pagamento parcelado são a mesma coisa?
  • Como receber pagamentos recorrentes?

O que é pagamento recorrente?

modelo de pagamento recorrente diz respeito a toda aquisição de serviços ou compra de produtos cuja cobrança se dá de maneira contínua, com intervalos de tempo pré-definidos via contrato. Os negócios que se utilizam dos formatos de assinatura, mensalidades ou planos, por exemplo, costumam se valer justamente do método de pagamento por recorrência.

Algumas das empresas que utilizam o serviço de cobrança recorrente são as famosas plataformas de streaming, como é o caso da Netflix, do Spotify, da Amazon Prime, entre outras. Além dessas, também podemos usar como exemplo as assinaturas de alguns produtos físicos utilizados por muitos e-commerces, como é o caso dos clubes de vinho, livros e petshops.

Como funciona o pagamento recorrente?

A principal intenção do pagamento recorrente é a de facilitar as formas de cobrança, tornando a tarefa mais prática e menos burocrática tanto para quem paga, quanto para quem recebe.

A periodicidade da cobrança é definida previamente e pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual. Muitas empresas que praticam essa modalidade de recebimento adicionam cláusulas de multa nos casos de rescisão do contrato antes do período pré-estabelecido.

Além disso, existem diversos formatos de pagamento recorrente, incluindo boleto, débito em conta e via cartão de crédito. No caso dos dois últimos, que são os métodos mais adotados atualmente, o cliente tem a vantagem de não precisar se preocupar com a burocracia de ter que ir até um banco ou casa lotérica para pagar a conta, já que a cobrança é feita automaticamente.

Quais as vantagens de se utilizar o pagamento por recorrência?

As vantagens do pagamento por recorrência são inúmeras e atendem às duas pontas envolvidas na negociação. Confira algumas delas!

1 – Não se preocupe com os pagamentos esquecidos

Para quem compra, como mencionamos acima, a principal vantagem é não ter de se preocupar com a possibilidade de esquecer um pagamento, correndo o risco de ficar sem acesso a determinado serviço ou produto.  

2 – Sem comprometimento do cartão de crédito

No caso daqueles que utilizam o pagamento via cartão de crédito, outra vantagem é que não há o comprometimento do limite disponível para o cliente, visto que o débito é sempre programado.

3 – Economia de tempo e eficácia no gerenciamento financeiro

Já para quem vende, além da clara economia de tempo, a maior vantagem é a oportunidade de melhorar o gerenciamento das suas transações. Sendo assim, os lojistas não precisam mais se preocupar com o processo desgastante que é ter de cobrar o cliente periodicamente ou com possíveis falhas humanas que podem ocorrer durante esse processo. 

4 – Queda nos atrasos de pagamento e casos de inadimplência

Como se não bastasse, dessa forma evita-se ainda a incidência de atrasos de pagamento, assim como os casos de inadimplência que sempre são um grande problema para as empresas.

5 – Flexibilização para pagamento

Uma outra vantagem é que a flexibilidade para pagamento tende a ser um fator importante de decisão para o consumidor na hora de realizar uma compra. Como nesse caso a cobrança pode ser feita conforme a utilização do serviço e de acordo com o período acordado, elimina-se uma provável barreira para a aquisição de novos clientes.

6 – Previsibilidade financeira

Por fim, a cobrança por recorrência também garante a empresa uma certa previsibilidade financeira, já que é possível projetar o quanto o negócio irá faturar em determinado intervalo de tempo. 

Ter um bom planejamento financeiro ainda é grande obstáculo no mundo dos negócios, mas ter a previsão dos recebimentos pode representar um importante passo na busca pela conquista desse objetivo.

[Infográfico completo] Veja como é simples receber pagamentos online agora mesmo. 

Pagamento recorrente e pagamento parcelado são a mesma coisa?

Apesar de ambos terem a premissa de serem cobranças com valores já fixados e uma periodicidade já definida previamente, é importante frisar que pagamento recorrente e pagamento parcelado não são a mesma coisa. 

Enquanto no caso do pagamento recorrente a cobrança é feita somente no momento acordado, seja ele mensal, semestral ou anual, no caso do pagamento parcelado há um bloqueio imediato do crédito do consumidor no valor total da compra, assim que ela é efetivada. 

Um ponto importante, inclusive, é que o parcelamento pode consumir todo o limite do cartão de crédito do cliente. Além disso, enquanto o pagamento recorrente pode acontecer em intervalos de tempo mais espaçados, o pagamento parcelado costuma ser sempre feito em formato mensal.

Como receber pagamentos recorrentes?

Como te mostramos anteriormente, não são apenas os prestadores de serviços online que podem se beneficiar de um sistema de cobranças recorrente. Você pode sempre adaptar o formato às particularidades do seu modelo de negócio.

De toda forma, para utilizar esse método é preciso se programar e contar com o auxílio de algumas ferramentas específicas.

Uma dessas ferramentas é justamente uma plataforma segura para recebimento de pagamentos recorrentes. Através dela você conseguirá automatizar a cobrança recorrente feita pelo seu estabelecimento.

Pagou Fácil, por exemplo, possui um sistema completo que inclui funcionalidades como emissão de cobranças, lembrete de pagamentos e gestão de recebidos. Vale a pena acessar o nosso site e conferir as nossas vantagens.

Agora que você já sabe o que é o pagamento recorrente, como ele funciona e como você pode se beneficiar utilizando-o no seu negócio, que tal conferir mais de nossos conteúdos sobre finanças e como otimizar os seus pagamentos online? 

Posts recomendados
Deixe um comentário