Régua de Cobrança para evitar a inadimplência

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Sua empresa sabe o que é uma Régua de Cobrança? Entenda como isso pode beneficiar os recebimentos de seu negócio. 

Os pagamentos recorrentes trouxeram às empresas a necessidade de buscar formas mais eficientes de combate à inadimplência. E com o objetivo de reduzir o número de clientes que não pagam, existe a régua de cobrança, que vai auxiliar a implementar um ciclo de cobranças mais claro e eficiente.

Seja por e-mail, SMS ou outros meioa, separamos aqui 3 estratégias essenciais para montar a sua régua de cobrança. Além dissmo, também vamos te explicar como funciona na prática.

Confira, a seguir! Boa leitura.

O que é régua de cobrança e como funciona

O conceito de régua de cobrança é bastante simples. Ela funciona como uma espécie de cobrador automatizado, que funciona tanto como ação preventiva (antes do vencimento), como para uma cobrança de débito já em atraso.

Para entender as réguas de cobrança de maneira mais clara, é preciso ter em mente quais as formas de comunicação que você já possui. As mais comuns e bastante utilizadas no mercado são: telefone, e-mail e SMS.

Partindo desse ponto, é necessário criar uma espécie de caminho que o cliente deve percorrer ao longo do tempo. Ou seja, os meios de contato que serão utilizados para falar sobre o débito pendente, com o passar dos dias. Isso vale desde antes do vencimento de seu débito, até após o vencimento.

A sua régua pode ser desenhada da seguinte forma:

fundo azul, 5 icones em uma régua de cobrança

3 processos essenciais para criar uma régua de cobrança

1. Tenha um sistema de régua de cobrança automático

Um sistema de régua de cobrança automático garante que o seu cliente vai receber e ser lembrado da cobrança, independente de um serviço de ligação. Utilizar um sistema que envia a cobrança 10 dias antes do pagamento e relembra o cliente de que o pagamento está se aproximando potencializa as possibilidades de efetivação de pagamento e diminui o tempo da sua equipe na cobrança.

2. Utilize diferentes canais para se comunicar com o cliente

Telefone é um canal que traz resultados de forma rápida, principalmente no reagendamento de pagamentos. Porém, existem clientes que nem sempre gostam de receber ligações ou não podem falar durante o horário comercial.

Por conta disso, alternativas como e-mail e SMS são serviços de baixo custo e de fácil automatização.

Com isso, usando desses canais de comunicação, sua empresa atinge um alcance maior entre os clientes. Afinal, é pouco provável que o devedor deixe de notar uma mensagem em seu celular alertando para uma parcela em atraso.

3. Fique de olho na faixa de atraso

As medidas incluídas em uma régua de cobrança devem depender bastante também da faixa de atraso em que os clientes estão.

É muito importante adaptar tanto a forma de cobrança quanto a linguagem utilizada em cada caso. Quando se trata de um aviso prévio ou em casos de atrasos pequenos, é sempre bom cuidar para que a cobrança seja realizada em um tom mais amigável.

Nesse contexto, sabemos que nem sempre é possível acompanhar as cobranças tão de perto. Principalmente em negócios menores.

Portanto, utilizando plataformas de gestão de recebimentos, a régua de cobrança pode ser automatizada, sem correr o risco de que algum cliente inadimplente caia no esquecimento.

Para isso, deixe que o Pagou Fácil acione e receba os pagamentos de seus clientes. Reduza sua inadimplência e receba pagamentos sem burocracia. Experimente essa liberdade para a sua empresa! Faça agora mesmo um teste grátis.

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