Como emitir boletos bancários? Entenda o melhor custo x benefício

Compartilhe

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Oferecer praticidade e conveniência aos consumidores é um ponto positivo para qualquer empresa, principalmente se no período pelo qual estamos passando. Neste contexto, saber como emitir boletos bancários para receber pagamentos online pode ser um grande diferencial para o seu negócio. 

De acordo com a 4ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, 20% do total das vendas realizadas por e-commerces no Brasil são pagas via boleto bancário. Ou seja, parte significativa da população utiliza esse meio de pagamento. 

Isso significa que a empresa que não oferece o boleto como alternativa de pagamento pode estar perdendo mais de um quinto de suas vendas

Logo, podemos pensar que diversificar as formas de pagamento pode ser a diferença entre perder vendas e atrair e fidelizar novos clientes.

Para que você fique por dentro do assunto, falaremos sobre como emitir boletos bancários e se vale a pena aceitar essa forma de pagamento. 

Além disso, explicaremos o que é uma plataforma de pagamentos e como pode contribuir para otimizar a gestão de sua empresa. Confira a seguir!

Como emitir boletos bancários?

Boletos são títulos de cobrança que podem ser pagos em qualquer agência bancária, bem como em casas lotéricas, agências dos Correios, supermercados e internet banking (sites ou aplicativos de bancos online).

Para emitir esse tipo de documento há basicamente duas formas: através dos bancos ou por meio de plataformas de pagamento.

O empreendedor que optar por emitir via banco, deverá assinar um contrato referente a emissão dos títulos. Em geral, essas instituições acabam sendo mais burocráticas, demandando mais tempo de seus usuários.

Já para quem optar por emitir boletos bancários por meio de uma plataforma de pagamentos online o processo é muito mais simples e rápido. Basta se cadastrar, assinar o contrato online e preencher os dados solicitados para a emissão do documento.

Quais são os custos de emissão de boletos junto aos bancos?

Agora que já vimos como emitir boletos bancários, é importante destacar quais são os custos, que ficam ao encargo do prestador de serviço ou vendedor.

Dentre as taxas que podem ser cobradas pelos bancos estão:

  • emissão de boleto registrado – que deve ser paga mesmo quando o documento não é quitado;
  • confirmação de pagamento;
  • alteração de data de vencimento;
  • cancelamento ou baixa;
  • protesto – referente à solicitação judicial junto a um cartório em casos de inadimplência;
  • manutenção de título vencido – cobrada para manter ativo um boleto que venceu há mais de um mês.

Vale destacar que o valor dessas tarifas não é fixo, ou seja, varia de uma instituição para a outra. Por isso, ao optar pela emissão de boletos por bancos, o recomendado é pesquisar e tentar negociar valores mais atrativos.

Por outro lado, ao utilizar uma boa plataforma de pagamentos para gerenciar as atividades financeiras da sua empresa, além de otimizar esse processo, você ainda conta com tarifas reduzidas, e só paga se seus clientes efetuarem o pagamento do documento.

Além disso, há também a vantagem do envio de lembretes de pagamento e até mesmo negociação e cobrança caso o cliente se torne inadimplente. 

Mas o que é uma plataforma de pagamentos?

Uma plataforma de pagamentos é uma ferramenta voltada para o gerenciamento de cobranças e recebimentos.

Esse tipo de plataforma pode ser usada tanto por prestadores de serviços e pequenos empreendedores que querem vender online, quanto por lojas físicas e grandes empresas, que lidam diariamente com um volume maior de transações.

Trata-se de uma forma de assegurar a proteção dos dados da empresa e de seus clientes, uma vez que essa tarefa fica ao encargo da plataforma.

Além disso, ainda facilita e agiliza o processo de emissão de boletos bancários, permitindo que o próprio empreendedor possa gerar os documentos e enviar a seus clientes.

O principal objetivo dessa ferramenta é reduzir a burocracia, uma vez que elimina processos extensos e confusos. 

Dessa forma, é possível otimizar a gestão e, ao mesmo tempo, oferecer maior segurança para a atividade. Para isso, possui diversas funções, tais como: 

  • emitir boletos bancários;
  • disponibilizar diferentes formas de pagamento;
  • acessar relatórios de pagamentos;
  • repassar valores para o prestador de serviços ou vendedor;
  • proteger os dados da empresa e de seus clientes.

Porque é tão importante aceitar boleto bancário como forma de pagamento?

A digitalização do setor financeiro é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. A possibilidade de receber pagamentos online é uma grande oportunidade para aumentar as vendas, e o boleto bancário tem muito com o que contribuir neste sentido.

As contas digitais e os desbancarizados

Uma pesquisa publicada em fevereiro de 2020, realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, constatou que 45% dos entrevistados utilizaram os serviços de uma conta digital nos últimos 12 meses.

Além disso, um levantamento do Instituto Locomotiva verificou que cerca de 45 milhões de brasileiros não possuem conta bancária, são os chamados “desbancarizados”. Isso equivale a um em cada três brasileiros acima dos 16 anos de idade.

O boleto bancário como um aliado

Esses dados reforçam a necessidade de as empresas diversificarem as formas de pagamento que aceitam. 

Neste cenário, o boleto bancário deve ser visto como um grande aliado para atender a demanda desse público, uma vez que é um meio de pagamento prático e seguro. Pode ser pago online para os que preferirem, ou em qualquer agência bancária, supermercados, lotéricas e até em agências dos Correios.

E o seu negócio, já aceita pagamentos via boleto bancário?

Como vimos, há uma parcela considerável da população brasileira que ainda não possui conta em banco, e outra que já está totalmente inserida nos meios digitais.

Neste contexto, o boleto bancário acaba sendo a melhor opção para essas pessoas, já que representa maior segurança, além de ser mais conveniente, podendo ser pago em qualquer banco, lotérica e até mesmo pelo celular. Logo, aceitar pagamentos via boleto é uma forma de oferecer comodidade e não perder vendas.

Agora que você já aprendeu como emitir boletos bancários, que tal mais algumas dicas para otimizar ainda mais a gestão de suas vendas online?

Confira nosso artigo: 3 ferramentas para ajudar na gestão do seu negócio

Posts recomendados
Deixe um comentário