adimplentes e inadimplentes
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Você sabe a diferença de clientes adimplentes e inadimplentes?

Adimplência e Inadimplência são termos que fazem parte das finanças de qualquer negócio. Entenda como cuidar de cada perfil de cliente. 

Você sabe a diferença entre clientes adimplentes e inadimplentes?

Saber diferenciar esses dois perfis é muito importante para conseguir elaborar estratégias de recebimento eficientes para sua empresa. 

Por isso, se você quer saber mais sobre as principais diferenças entre os perfis de clientes adimplentes e inadimplentes, continue a leitura deste artigo. 

O que são clientes adimplentes?

O termo adimplência é utilizado para pessoas que apresentam a responsabilidade de cumprir com as suas obrigações financeiras. Ou seja, adimplentes são os que mantêm as suas contas em dia, sem deixar passar a data do vencimento de contas e gerar dívidas.

Dessa forma, um cliente é adimplente quando está em dia com o que acordou com sua empresa. Esse acordo poderia ser um parcelamento, por exemplo. Nesse caso, o cliente é um adimplente se estiver com todas as parcelas em dia.

Quem são os inadimplentes?

Já o conceito de inadimplência se resume ao contrário, ou seja, é a situação das pessoas não cumpriram com as obrigações financeiras de pagar as contas na data de vencimento.

Criam assim, uma série de dívidas que vão se acumulando e gerando consequências mais críticas para suas finanças.

Portanto, os clientes inadimplentes são os que estão em atraso com o pagamento de contratos acordados com sua empresa.

Estratégias para recebimento de clientes adimplentes e inadimplentes

Adimplentes – contas em dia

Atualmente, fazer uma compra pode ser muito simples, uma vez que as formas de pagamento são facilitadas. Para o cliente, existem opções como crediário da própria empresa, pagamento com cartão de crédito, enfim, várias opções.

Porém, quando uma empresa vende com pagamento a prazo, não é possível garantir que todos os clientes realmente realizarão o pagamento.

Sendo assim, possibilidade de honrar o pagamento desses débitos é o que irá definir quem são os clientes adimplentes e inadimplentes.

Nesse cenário, alguns fatores são importantes para incentivar o pagamento em dia de seus clientes:

  • Facilitar os meios de pagamento (emissão online de segunda via de boletos, por exemplo).
  • Lembretes antes da data de vencimento (por e-mail e sms).
  • Desconto para pagamentos em dia.

Dessa forma, sua empresa atua prevenindo a inadimplência, ou seja, atua antes de o atraso acontecer.

Além de ser uma boa estratégia para evitar atrasos no pagamento de clientes, também é uma ótima forma de beneficiar quem já pagas suas contas sempre em dia. 

Inadimplentes – contas em atraso

Cada vez mais, o número de devedores cresce no Brasil.

Além dos fatores externos, isso demonstra a falta de conhecimento financeiro para organizar as contas e priorizar os pagamentos pela data de vencimento. Afinal, isso evita os juros que tornam a situação uma verdadeira bola de neve.

Por isso, é importante analisar o perfil dos seus clientes inadimplentes, a fim de entender como negociar da melhor forma.

Confira algumas dicas sobre o perfil de inadimplentes e os principais erros cometidos:

  • Compras de itens que não são de necessidade imediata e que acabam se tornando dívidas;
  • O impulso e falta de conhecimento sobre controle financeiro são os principais inimigos;
  • Ao invés de quitar as dívidas, geralmente priorizam outros compromissos, gerando mais juros que aumentam o valor;
  • Não sabem como priorizar as contas mais urgentes, e nem como renegociar a dívida.

Como vimos, existem comportamentos diferentes entre os clientes que se tornam inadimplentes. Sendo assim, tenha em mente que a negociação pode não acontecer na primeira tentativa de acordo. Será preciso persistência em alguns casos, o que pode tomar certo tempo de seu time.

Portanto, a melhor estratégia para incentivar o pagamento de clientes (adimplentes e inadimplentes) é ter uma régua de cobrança automatizada.

Com ela, as cobranças não vão mais cair no esquecimento.  Aquela desculpa de “quando sobrar algum tempo, vou cobrar os inadimplentes” não vai mais existir, graças ao seu serviço automatizado.

Por isso, queremos que conheça o Pagou Fácil, uma plataforma segura e completa para gerenciar todos os recebimentos de sua empresa.

Utilize o Pagou Fácil e acione e receba os pagamentos de seus clientes em dia e também dos que estão em atraso (adimplentes e inadimplentes).

Receba sem burocracia e tenha mais tempo para a gestão do negócio.

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