experiência do cliente

Principais necessidades dos clientes ditam os rumos do mercado digital

Trata-se de um ambiente dinâmico, no qual a abertura a novas ideias e a busca por inovação são fundamentais para se manter relevante e atrair a atenção dos consumidores

A transformação digital vem mudando a maneira como vivemos, nos comunicamos, consumimos e até mesmo trabalhamos. Nesse sentido, as empresas se mostram atentas a essa evolução e estão dispostas a atenderem a clientes que estão cada vez mais exigentes.

Afinal, em 2022, dados levantados em uma pesquisa realizada pelo Gartner diziam que 50% dos clientes entrevistados possuíam grandes chances de migrarem para concorrentes se expostos a experiências desconfortáveis. Já em 2023, a Opinion Box e Dito afirmam que os consumidores brasileiros seguem em busca de reconhecimento.

De acordo com esse levantamento, 72% dos entrevistados esperam ser reconhecidos como indivíduos únicos, com seus interesses e necessidades identificados pelas grandes marcas. E outro dado relevante diz respeito ao panorama do cenário, pois 75% afirmaram que indicam marcas que oferecem experiências personalizadas.

Portanto, é preciso se reinventar, se adaptar, criar novas estratégias e investir em novas tecnologias para se diferenciar e atrair a atenção do público-alvo, o que é fundamental para ter sucesso no mercado digital. No entanto, para chegar a esse ponto, há muitos desafios.

Por isso, é necessário oferecer uma experiência personalizada e segmentada, levando em consideração as preferências e o histórico de compras de cada cliente.

É fundamental encontrar maneiras de se destacar da concorrência, seja por meio de preços competitivos, diferenciação do serviço ou estratégias de marketing eficazes.

Experiência do Cliente importa

Além disso, os consumidores esperam uma experiência fluida e consistente ao interagir com uma empresa, independentemente do canal utilizado. É essencial integrar os canais de venda e cobrança, como website, aplicativo móvel, redes sociais e atendimento ao cliente, para oferecer uma jornada unificada e satisfatória.

É claro que tudo isso exige uma abordagem proativa na gestão do relacionamento com o cliente. Investir em ferramentas de CRM para acompanhar e nutrir os leads, oferecer um atendimento personalizado e garantir a satisfação e fidelidade dos clientes é essencial.

Outro ponto importante é acompanhar as tendências e inovações tecnológicas relevantes para o setor, como inteligência artificial, automação de processos, análise de dados e uso de plataformas digitais, a fim de se manter atualizado e competitivo.

Investir em design intuitivo, navegação simplificada, rapidez no carregamento das páginas e facilidade de uso em todos os pontos de contato com o cliente é um diferencial competitivo importante.

Por fim, o mercado digital é um ambiente dinâmico, onde a inovação é fundamental para se manter relevante e atrair a atenção dos consumidores. É necessário estar aberto a novas ideias, buscar constantemente por melhorias nos processos e serviços e estar disposto a experimentar e aprender.

Por Rodrigo Zulim, Diretor de soluções digitais da Paschoalotto.

Via Assessoria de Imprensa para o Portal Cliente S/A

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