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Como lidar com os clientes inadimplentes? conheça 4 dicas!

Como lidar com os clientes inadimplentes? Descubra e melhore os resultados em recuperação de crédito de sua empresa. 

Quem empreende precisa aprender a contornar situações, por vezes, desagradáveis, cercar os riscos de prejuízo e manter um bom relacionamento com todo tipo de cliente. Para isso, listamos dicas valiosas para te ensinar a lidar com todos os perfis de clientes, inclusive com os inadimplentes.

Afinal, sem cliente não há negócio e sem pagamento não há lucro. Para garantir bons negócios e boas oportunidades de crescimento, é preciso ter uma boa estratégia para abordar, contatar, negociar e manter o cliente.

Neste post, vamos falar sobre os motivos pelos quais alguns clientes não te pagam, assim como descobrir como melhorar seus resultados na recuperação.

Confira a seguir e aprenda a lidar com clientes inadimplentes em 4 dicas!

Como lidar com clientes inadimplentes

Os inadimplentes são os clientes que deixaram de cumprir algum acordo financeiro com a sua empresa. O atraso de uma parcela é um exemplo de inadimplência.

Você pode entender mais sobre adimplência x inadimplência neste artigo. 

Mas, dentre os clientes que possuem algum tipo de pendência financeira com sua empresa, existem diferentes perfis.

Por isso, mesmo que você já conheça o conceito de inadimplência, é preciso aprender a identificar os perfis de clientes para contornar esse risco. Isso porque, conhecendo seus clientes, é possível trabalhar em ações que ajudam a evitar a inadimplência. Então, vamos para as 4 dicas que separamos para você:

  • 1. Conheça seus clientes inadimplentes e também os que estão em dia 

Como já adiantamos, conhecer os perfis de seus clientes é fundamental para uma boa gestão. Dessa forma, conhecendo o perfil de cada um, as chances de prever seu comportamento são muito maiores.

Nesse sentido, se o cliente já for antigo, é fundamental avaliar sua trajetória de consumo e de pagamentos. Para isso, importante guardar informações sobre a trajetória do cliente de forma organizada e acessível.

Além disso, é importante manter sempre atualizados os dados do cliente, como:

  • Nome
  • Endereço
  • E-mail
  • Telefone residencial e celular, etc.

Essa base é fundamental para localizar o cliente e facilitar a cobrança, caso seja necessário.

  • 2. Lembre o cliente do vencimento da conta

O lembrete de vencimento é uma ação preventiva. Ou seja, é realizado com o objetivo de evitar a inadimplência. 

Isso pode se dar por meio do envio de alertas quando se aproximar a data do pagamento combinado, por mensagem de texto (SMS) ou por e-mail.

Nesse contexto, uma boa prática é informar ao cliente, já no ato da venda, que os lembretes são realizados antes da data de vencimento. Dessa forma, o cliente fica alerta e não corre o risco de se sentir cobrado antes do prazo.

Assim, ao receber o alerta de vencimento de uma quantia, é provável que o cliente reserve aquela quantia para isso, e não se torne um cliente que não te paga.

  • 3. Incentive o pagamento em dia

Antecipar-se a uma situação de risco pode ser uma excelente estratégia para evitar a inadimplência. Isso pode ser estimulado por práticas como desconto de pontualidade. 

Se o desconto prejudicar as finanças do seu negócio, é possível partir para outras opções:

    • Crédito na próxima compra, sorteios para os clientes que pagam em dia e promoções específicas para esse público.

Essas iniciativas não só inibem a inadimplência como fidelizam o bom cliente.

  • 4. Conte com a ajuda da tecnologia

Uma base de clientes é algo de muito valor. Por isso, ter ao seu alcance  o histórico de compras já realizadas e margem de lucro que o cliente já ofereceu ao negócio é uma poderosa ferramenta. Isso pode gerar mais vendas e te ajudar a gerenciar os clientes inadimplentes.

Existem alguns aplicativos para auxiliar nessa organização de informações. Em geral, eles oferecem recursos para armazenar cadastro de clientes, controle de vendas, catálogo de produtos, etc.

Muitas dessas soluções podem ser acessadas do próprio celular, sem limite de lugar ou de horário. Com elas, é mais fácil planejar as vendas e organizar a rotina de trabalho.

Uma opção para ter o controle de adimplentes e inadimplentes é com a Régua de Cobrança.

Através dela, as cobranças não correm o risco de cair no esquecimento. Contando com um serviço automatizado, você não corre o risco de deixar a negociação de lado por falta de tempo em meio a suas atividades.

Precisando de ajuda para lidar com clientes inadimplentes? 

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